Em 1964, sob o comando de Ripoli, o XV fez uma excursão pela Europa e pela Ásia. Naquela época, o Brasil já era bicampeão mundial e apenas o Santos e o Flamengo faziam esse tipo de viagem. O time jogou na Suécia, na Polônia, na Alemanha (Ocidental e Oriental, divisão política da época), na Dinamarca e nas então repúblicas soviéticas da Rússia, Ucrânia, Moldávia, Cazaquistão e Uzbequistão.Em 1973, Ripoli voltou à presidência do XV e levou o time à sua maior conquista, o vice-campeonato paulista de 1976, ano em que o Palmeiras foi campeão. Em 1977, o XV foi o 8o. colocado do Campeonato Brasileiro de Futebol. As polêmicas de Ripoli com a Federação Paulista de Futebol mantiveram o time sempre em grande destaque na imprensa, até o falecimento do presidente em 1983.
O último ano em que o XV participou da primeira divisão do futebol paulista foi 1995. Depois desceu para a segunda e posteriormente para a terceira divisão. No ano de 2005, o time subiu para a segunda divisão, porém, devido à fraca campanha na Série A2, voltou a ser rebaixado.Em 1998, o XV obteve sete vitórias consecutivas no início da segunda divisão nacional (atual Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B). Até hoje esse é o recorde de vitórias nas rodadas iniciais desse campeonato.O estádio em que o XV manda seus jogos chama-se Barão de Serra Negra e fica próximo à Rua XV de Novembro, que dá nome ao time, na rua Silva Jardim.
Nos últimos tempos, o XV vem passando por uma reestruturação na organização e planejamento, ou seja, apostando nas categorias de base, a qual conseguiu pela primeira vez chegar à final da primeira divisão do campeonato paulista Sub-20, que teve como campeão a equipe do Santos F.C.Em 2008, o XV com um mau planejamento não conseguiu o tão sonhado acesso no campeonato paulista da série A3. Porém, o ano não foi de todo ruim para o alvi-negro, pois no segundo semestre o clube chegou à final da Copa Paulista 2008, sendo derrotado pelo Atlético de Sorocaba no Barão de Serra Negra por 3×2.
Embora não conseguindo a vaga na Copa do Brasil 2008, o XV formou no segundo semestre uma equipe muito boa e a base desse time foi mantida para a disputa do Campeonato Paulista da Série A3 de 2009, no qual o principal objetivo é o acesso à Série A2 de 2010. O time porém fracassou na fase final da série A3 e não conseguiu o desejado acesso. O XV disputará, ainda em
Estádio do XV de Piracicaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário